Projetos

Edital Ibiti Projeto

EDITAL IBITI PROJETO AUDIOVISUAL

A Mostra de Cinema de Ibitipoca lançou em 2019 seu primeiro edital de audiovisual. A iniciativa, em parceria com o Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB) e patrocínio da Comuna do Ibitipoca, teve o objetivo de incentivar a produção e difusão do cinema independente, além da preservação da flora, fauna e cultura local. Ao todo, são 212 mil reais em prêmios para realização de documentários, além de residência criativa para os dez finalistas.

A região escolhida para as filmagens foi a Comuna do Ibitipoca (antiga Reserva do Ibitipoca), na Zona da Mata Mineira. Com uma área preservada de mais de seis mil hectares, que se estende pelos municípios de Lima Duarte, Bias Fortes e Santa Rita do Ibitipoca, a Comuna abraça o Parque Estadual do Ibitipoca, atuando como um cinturão de proteção para esta região de rica biodiversidade.

O concurso é composto por três etapas: Habilitação, Análise de Mérito e Premiação das Obras Finalizadas. A partir da habilitação dos candidatos por meio de análise documental, a Comissão Técnica de Avaliação de Projetos realizou a seleção de dez projetos entre as propostas submetidas com base nos seguintes critérios: abordagem do tema, criatividade e originalidade; adequação ao público-alvo e potencial de interesse; planejamento e viabilidade de realização; histórico de projetos do participante e equipe.

 

Resultado 3a Etapa do Edital Ibiti Projeto

Comissão Técnica

A Comissão Técnica de avaliação foi formada por conceituados profissionais da área do cinema e das artes:

  • Cláudio Manoel, ator, diretor e integrante do grupo Casseta & Planeta (RJ);
  • Mariana Musse, professora universitária e produtora de conteúdo audiovisual (RJ);
  • Marcelo Passos, jornalista e diretor de planejamento e roteiro da agência M3Vídeo (BH);
  • Ricardo Malta, fotógrafo (RJ)

Além da comissão técnica, após a finalização e apresentação de todos os documentários, membros da Mostra de Cinema de Ibitipoca, do MIB e da Comuna do Ibitipoca também farão uma votação para ajudar a eleger o vencedor do concurso.

Premiação do documentário vencedor

Além do prêmio de 15 mil reais + residência criativa para os dez projetos contemplados pelo edital, o vencedor do concurso receberá um segundo prêmio no valor bruto de 25 mil reais e será exibido na Mostra de Cinema de Ibitipoca 2022. Os demais premiados (do segundo ao quinto lugar, respectivamente), receberão premiação de 15 mil reais, 10 mil reais, 7 mil reais e 5 mil reais.

Apoie a Mostra

Quer se tornar parceiro da Mostra de Cinema de Ibitipoca?